Páginas

5 de outubro de 2011

Dicas para uma amiga - ROMA

Essa semana uma amiga minha estará viajando para a Itália e me pediu dicas de restaurantes, baladinhas, lojas, local tips...essas coisas de ROMA!

Já contei pra vcs que passei meu Carnaval desse ano lá com mais 3 amigas e posso dizer que AMEI Roma - fomos pra Milano também, mas isso é uma história pra outro post - de todos os jeitos. Uma cidade que aonde quer que vc vá vc respira cultura, romantismo e sabores!

Neste post vou falar dos restaurantes. Como passamos somente 3 noites lá, sendo que uma delas foi a terça de carnaval, só conhecemos 3 de uma lista enorme de restaurantes que eu queria ir - fiz uma seleção de indicações de guias, revistas e blogs de culinária que sempre leio antes de viajar.

Vou começar pelo primeiro que fomos, o Santa Lucia.

Quem assistiu o filme Comer, Rezar e Amar vai se lembrar dele. Quando Liz (Julia Roberts) esteve em Roma, cidade que ela só fez comer, ela comeu neste restaurante na cena que ela está com o profressor de italiano, a namorada e também amiga dela e mais 2 casais de italianos e ela mesma faz o pedido ao garçom para poder testar seu italiano. O mesa que eles sentam no filme é na varanda! Como nós fomos em pleno o inverno e a noite, a varanda estava fechada devido ao frio que faz nesta época do ano e sentamos na área interna. O restaurante é bem intimista! Não estava mega cheio, apensar uams 4 mesas ocupadas e via-se nitidamente que as pessoas que estavam ali eram italianas! Pelo menos eu não achei que tinham cara de turistas - sei lá, sou da pessoa que acha que turista tem cara hehehe.
 
Fachada
  
Área externa


A mesa que a gente sentou foi essa primeira do lado direito
 
A cena do filme foi essa aqui

Bom, lá eu pedi um nhoque com molho de tomates e camarão! Não sei se foi uma excelente pedida, porque no filme eles pedem pratos maravilhosos e pra ser sincera, não me lembro de tê-los visto no cardápio - talvez por ter assistido depois que viajei não tenha reparado  ;) 

Não tirei foto gente, acho que foi a fome!!! rsrs

O prato estava "ok", bom! Mas o que acho que vale a pena mesmo é ir pelo ambiente e por ser um restaurante que já apareceu em um filme - hahahaha
Eu esperando o prato chegar! Enquanto isso tomando vinho e comendo pão com azeite... ADORO!!!

Largo Febo, 12 Piazza Navona. Tel: +39 0668802427
Dica: no mês de janeiro fecham pra o jantar

O segundo restaurante que fomos e super indico foi o Il Vero Alfredo! É o típico restaurante tem que ir! Lá é onde se come o melhor fettucine ao Alfredo! Detalhe: segundo os italianos, esse prato não é tipicamente romano como o Carbonara, Matriciana, Salttimboca Alla Romana etc.

Euzinha na porta do restaurante
O restaurante é cheio de fotos de famosos que passaram por lá para comer o tão falado Alfredo original. O prato realmente é divino e tem seu preparo finalizado na nossa frente pelo garçom. Dica: se for pedir uma carne para acompanhar a massa, lembre-se que as carnes deles, como o Filé a Parmeggiano, são servidas sem molho, caso queria com molho de tomate, solicite antes - aconteceu isso com a gente, o filé veio sem molho.

O prato

Antes de chegar na mesa
Deli deli deli!!!!!! Só de colocar essas fotos aqui já me deu água na boca ..hummmm

Piazza Augusto Imperatore, 30

O terceiro e último foi o que achamos por um acaso e adoramos!!!! Era segunda-feira e tínhamos programado de irmos para uma restaurante baladinha, o Salotto 42. Para nossa surpresa, quando chegamos lá, além de estar ainda vazio- talvez por ser segunda e véspera de feriado - o local era praticamente um barzinho lounge, não serviam comida, somente bebidinhas! Típico lugar para fazer um happy hour, vale a pena ir pra quem quer tomar uma antes do jantar.

Bom, já que estávamos com fome e eu não tinha levado minhas anotações de restaurantes, saimos dali e resolvemos ir no primeiro restaurante que a gente achasse. Para nossa sorte, ao lado havia uma Osteria e mega cheia! Ou seja, o lugar devia ser bom!!! O restautante chama-se Osteria dell'Ingegno. E não deu outra, acertamos! Super recomendo esse achado na viagem! Eu não tinha ele na minha lista, mas agora já faz parte de indicações para qualquer amigo que queira dicas de lá.

Fachada

Eles pintaram a calçada com o nome do restaurante mas só aparece com a luz negra

Ambiente

Eu e Rafa tomando uma no final de um dia cansativo

Nesse dia não lembro exatamente o que pedi, mas sei que foi uma carne e também uma tábua de queijos. Pedimos sobremesa e no final foi servido como cortesia o famoso Limoncello. Só tenho uma coisa dizer desse restaurante: TUDO estava deliciosamente divino!!!

Piazza di Pietra 45, Colonna. Em frente ao Templo de Adriano
Site: não achei o site :(

E depois de tanto comer, nada como umas comprinhas não é???


E já que sou brotherrrr vou dar mais duas dicas: o Óbika Muzzarella Bar e o Salotto 42 que já falei antes.

O Óbika Muzzarella Bar é um restaurante que tem como especialidade, como o póprio nome diz, Muzzarella, e de búfala! Vcs encontrarão esse restaurante por toda Itália, inclusive não fomos no de Roma, mas sim no de Milão.
É uma deli pra quem gosta de salada caprese. Tem massas, sanduíches e outros pratos também, mas o melhor são as saladinhas caprese.



Piazza Campo di Fiori - tem em mais 2 lugares também.

O outro é o Salotto 42 que fica na Piazza de Pietra número 42. Lugar badalado e de gente bonita.





Bom, espero que eu tenha ajudado minha amiga e também quem pensa em ir pra lá ou já tem viagem programada.

Depois darei as dicas de Milão. Essas serão TOP HEIN, como diz minha amiga Lulu!

Bacios e bacios

Lizi

imagens: Su Misura per Me/ reprodução

Um comentário:

  1. Achei as dicas maravilhosas.Nada como saber dessas coisas boas de alguém tôo atenada como você.beijos,Norma.

    ResponderExcluir

Quero saber o que vc achou!